Tags

Um pouco sobre a minha faculdade | Arquitetura

TAG_ARQ

Foto: Visualhunt

Tag nova! Aproveitando o período de volta às aulas vim falar sobre o meu curso: Arquitetura e Urbanismo! <3 Esses dias estava passeando pelas internets da vida, quando achei o post da Chris do blog Don’t Stop e super amei a tag e achei que seria interessante responder aqui, principalmente, para os que estão pensando em fazer esse curso maravilhosamente estressante amorzinho!

Qual curso de graduação?  Arquitetura e Urbanismo.

Quantos períodos ele tem? E em qual você esta? O curso tem 10 períodos de pura magia (hahaha) e eu estou no 7º.

Porque você escolheu esse curso? Bom, eu sou formada em Design Gráfico. Quando terminei o curso e fiquei só trabalhando na área eu vi que, apesar de amar design, ele não me ajudaria a chegar onde eu quero (na vida, haha). Cheguei a conclusão que eu gosto de saber design para mim mesma, o que me ajuda demais hoje em dia! Então, pensei no curso que realmente iria me levar aonde eu quero, foi quando comecei a arquitetura, onde eu me encontrei! <3

Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial? Entre o fim do meu curso de design e o começo da arquitetura, teve um intervalo de 6 meses. Mas, já no primeiro mês eu estava decidida a começar o novo curso então, nesse meio tempo fiz várias pesquisas, principalmente, das diferentes áreas de atuação que, no caso da arquitetura, existem váaaaaarias!

Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros? Bom, eu estava na Disney quando as aulas começaram (ops, haha) então acabei perdendo a primeira semana de aula. Por isso, quando cheguei para o meu primeiro dia de fato, o pessoal já tinha feito amizades e eu fiquei ali na minha, hahaha. Mas, obviamente, por eu ter a turma mais linda desse universo (oi gente! sei que você estão lendo! Amo vocês! <3) logo fiz amizade com todo mundo e a turma se tornou, facilmente, a melhor que eu já tive na vida! Para os calouros a dica é: aproveita a vida enquanto pode, hahahaha! Depois que você começa arquitetura, não vai mais ter tempo pra muita coisa.

Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar? O TCC só começa no 9º nível então, não comecei a fazer ainda. Mas sim! Já tenho algumas ideias mas que não irei compartilhar aqui pois ainda preciso estuda-las um pouco mais.

Você se considera uma boa aluna(o)? Na verdade, sim! Em toda a minha vida de estudante, nunca fui tão dedicada como eu sou na arquitetura. Claaaro, sempre rola aquela preguicinha em alguns momentos do semestre. Mas, sempre entrego as coisas em dia e raramente falto aula e, se eu falto, certamente tem um bom motivo para tal.

Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu? Siiim, eu estou! O mais legal da arquitetura, como eu disse antes, é que existem muitas áreas dentro da própria arquitetura. Então, o profissional tem diversas opções para poder se especializar, o que é ótimo. Cada pessoa tem a oportunidade de atuar naquilo que se identifica mais (tipo o curso de Medicina, que tem várias especializações diferentes).

O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.) Em algumas disciplinas é necessário o uso de calculadora científica. Mas, a principal “ferramenta”, seriam os softwares de projeto e modelagem, que outros cursos também usam (engenharias, por exemplo).

Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi? Teve. Mas, como eu estava na Disney, não participei! Yaay, hahahaha. Os meus colegas me contaram como foi, mas não lembro mais (ops). Mas, é aquela coisa… Trote é algo tão inútil quando rádio de surdo.

Seu curso tem muita matemática? Aqui está um mitão da arquitetura. As pessoas tem essa ideia marota que em arquitetura tem muitos e muitos cálculos e que passamos a vida em cima de uma calculadora. Quantas vezes as pessoas falam pra mim quando digo o curso que eu faço: “nossa, é muito cálculo, né?”, “tem que ser boa de matemática!”, “a conta deu R$63,57, amiga, divide aí quanto dá pra cada uma”… No people! Arquitetura usa matemática, mas ela é básica! Arquitetura não é engenharia. Pra vocês terem noção, eu não consigo fazer nem 2+2 na cabeça (exemplo exagerado, tá?). Não se iludam, pessoas que tem medo da matemática mas querem arquitetura, você só vai sofrer um pouco nas disciplinas de estruturas. O resto meu(a) amigo(a), você vai fazer de olho fechado!

Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade? Obviamente. Pra ajudar, minha turma é do turno na manhã e começou na metade do ano. Então, diferente das turmas que começam no início do ano, não teve aquela chuva de gente que saiu direto do ensino médio e caiu na faculdade, haha. Mas do mesmo jeito, minha turma começou com umas 30 pessoas. Hoje em dia, pasmem, somos em 10! Claro, tem sempre os agregados, pessoas que ficaram pra trás ou transferiram de outra instituição, só que a turma original mesmo, é só 10 mesmo!

Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você? Outro mitão da arquitetura, NÃO você NÃO precisa saber desenhar! Ajuda? Sim, ajuda. Só que, em arquitetura, você vai aprender a PROJETAR, o que não é o mesmo que DESENHAR! As pessoas sempre acham que para se dar bem no curso, você precisa ter habilidades com desenho, o que não é verdade. Um bom desenhista pode ser um péssimo arquiteto e vice-versa (veja o Niemeyer, os desenhos dele são ridículos, hahaha). Resumindo, se você é uma pessoa criativa, mesmo que sem habilidade nenhuma, vai fundo! A maior dica que eu posso dar é: você tem que gostar e fazer por amor.

Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo? Por aqui, chamamos de exame. E não, nunca fiquei em exame! O que eu considero um pequeno sucesso na vida, porque na escola eu pegava recuperação em várias matérias, hahaha. Meu método de estudo não é diferente, basicamente, eu leio e faço anotações. Mas, fazendo arquitetura, você percebe que o trabalho é muito mais braçal que mental. As disciplinas são práticas, existem muitos trabalhos (e não provas) e, óbvio, muito projeto! Simplesmente, sentar e fazer (depois de muita pesquisa, é claro).

Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo. Como eu disse, você não precisa ser bom em matemática, não precisa saber desenhar. Mas você precisa ter paixão pela arte! Tem gente que discorda mas, para mim, arquitetura é uma arte! E o melhor de tudo é que essa arte é para o uso das pessoas. Se você tem paixão por criar, pensar em soluções diferentes, só vai! Uma coisa que pode parecer idiota, se você gosta de construir casas no The Sims, esse curso pode ser pra você! Parece brincadeira, mas o jogo é um teste vocacional. Muitas pessoas se encontram na arquitetura por causa que passaram a infância/adolescência jogando.

Admito, é um curso extremamente desgastante, é sofrido, é TORTURA! Sem querer desmerecer outros cursos, mas só quem faz arquitetura para saber. É sofrido demais! MESMO. Mesmodeverdadefujadessaenquantopode, brinks, hahahaha. Apesar de tudo isso, quando você chega no final, você se sente realizada! <3 É um sofrimento que vale a pena e mal posso esperar por ver minhas obras colorindo o mundo! <3

Share:
Post Anterior Próximo Post

Posts Relacionados

4 Comentários

  • Responder Marcela

    Gosto de arquitetura por causa do the sims, passava horas construindo casas. (tudo bem que arquitetura não é só isso, mas me sentia a arquiteta boss). Bem legal saber um pouco mais sobre. A gente só entende um curso mais a fundo quando vê um estudante falar.

    3 de agosto de 2016 at 11:16
    • Responder Daniella Santos

      Realmente, o The Sims é tipo um teste vocacional da vida, hahahaha. Saudades de jogar! Por causa da faculdade, não tenho tempo, hahahaha.
      Beijoo Ma! <3

      7 de agosto de 2016 at 10:20
  • Responder Carol Justo

    Amei esse post, tenho um pouquinho de curiosidade por arquitetura, mas não é minha meta principal. Queria mesmo era fazer engenharia civil, mas né, sou de humanas e vou ficar com direito mesmo hahah

    http://www.pinkisnotrose.com

    31 de agosto de 2016 at 01:28
    • Responder Daniella Santos

      DAUHDAUHDAH Mas engenharia também é legal! Mas prefiro Arquitetura porque é mais criação e criatividade do que cálculo! <3
      Apenas amo!
      Beijoos! <3

      31 de agosto de 2016 at 13:38

    Responder