Dicas

5 dicas para o seu planner funcionar + freebie

imagens-02

Hooray! Hoje é um dia especial. Atrasei o post novo em um dia (normalmente sai aos sábados) pois hoje, 10 de janeiro, o Up We Go está completando 1 mês de vida! :D Nossa, parece que foi ontem que publiquei o primeiro post. Passa muito rápido, né? E claro, datas especiais merecem posts especiais. Hoje vamos falar sobre planejamento! Notei pelo post sobre o meu planner  que esse é um assunto que muitas pessoas gostam. Falei nos comentários que iria dar algumas dicas sobre planejamento, e aqui estamos hoje! E o melhor, no fim do post tenho um freebie especial pra vocês. <3 Mas leia o post inteiro, tá? Hahaha.

Independente se você tem um planner bonitinho, xing ling, improvisado ou, até, em um pedaço de papel aleatório (been there, done that), é preciso fazer com que o objetivo principal da coisa funcione! Como falei no post do planner, sou daquelas que ama comprar agendas bonitinhas, mas nunca consigo usar. Aí não adianta, né? Então, trouxe algumas dicas pra fazer com que o seu planner funcione de verdade! Mas lembre-se, tudo depende de você, certo? Inclusive, todas as dicas que darei foram baseadas na minha experiência usando um planner. Então, se você quer que o seu ano de 2016 seja mais organizado, segue as dicas:

imagens-03

Essa é a dica mais boba, simples e essencial para que o seu planner funcione. Miga, escrever todas as coisas que você quer fazer na vida pra chegar no final do dia/semana e não ter feito nada, não dá! Seja sensata e realista na hora de escrever a sua lista de coisas a fazer. Perdi as contas de quantas vezes escrevi “fazer tantos posts” num dia só. Não rola, sabe? Claro, tudo depende do jeito que você é. Eu, por exemplo, gosto de escrever quando estou inspirada então, em um dia posso escrever 20 posts e no outro um ou nenhum. Resumindo, descubra a si mesma, conheça as coisas que você sabe que irá fazer assim, você não chegará no fim do dia/semana com tudo pela metade. Então, escreveu? Faça!

imagens-05

“Hoje: ir buscar pão no mercado depois do curso.” Nope. No. Não. Primeiro de tudo, um planner não é um celular que você vai ficar olhando o dia inteiro (a menos que o seu planner seja no celular, hahaha). Eu tenho costume de olhar o meu de manhã logo que eu acordo e a noite antes de dormir. E, principalmente quando estou em período de aulas, essa olhada é rápida. Se você escrever um mini-texto para cada coisa, ficará confusa e vai esquecer de tudo muito rápido. A ideia é escrever tudo da maneira mais simples e prática possível assim, se você está na pressa, vai captar a mensagem mais rápido. E isso vale tanto pra quem deixa o planner em casa (como eu), como pra quem tem um planner pequeno que leva junto na bolsa (mas você não vai andar na rua com um livrinho aberto por muito tempo, né?). Simplifique: “comprar pão”.

imagens-06

Essa dica também é básica. O seu planner não vai funcionar se você não olhá-lo! Como falei antes, vejo o meu planner duas vezes ao dia (manhã e noite) e em semanas mais atarefadas, também vejo a tarde. O legal é estabelecer um horário certo pra checar os seus afazeres assim, você cria o hábito de sempre olhar o seu planner. Além de que você começará a se organizar melhor durante o dia – “terminei isso então agora, tenho aquilo pra fazer”.

imagens-04

Descubra o que funciona melhor pra você. Exemplo: gosto de decorar meu planner de maneira beem colorida mas o planejamento em si, escrevo tudo em preto. Desse jeito, eu não me perco em toda a confusão que eu mesma crio. Mas você acha que se entende melhor escrevendo tudo colorido? Go for it, girl! E uma dica legal, como as gringas falam: “color coding!”. Isso ajuda muito na hora de organizar o seu planner. Coisas da escola/faculdade, escrito em azul. Contas a pagar, verde. Lista de compras, laranja. Coisas do blog/youtube, vermelho. Enfim, você pode criar a sua própria legenda de cores fazendo com que a leitura do seu planner seja ainda mais rápida e eficiente. Crie um padrão que funciona pra você.

imagens-07

Essa dica é bem importante, principalmente pra quem tem planner pequeno ou é como eu. Sou uma pessoa muito esquecida. Se eu não anotar TUDO que tenho pra fazer, vou esquecer com certeza. E é tudo mesmo. Como dei um exemplo acima, eu escrevo até se tenho que comprar pão (isso, geralmente, não escrevo no planner, mas em um post it que deixo colado na capa dele). Se você não é assim, então use o seu planner para as coisas que realmente importam. Por exemplo, se a sua rotina é ir na academia todos os dias, não escreva no planner! Você sabe que tem que ir então, você evita de desperdiçar espaço. Mas, se o seu personal ligou e disse que tal dia não vai ter, vai lá escreve “não tem academia”. Mas claro, isso vai de cada pessoa. Eu sou daquelas que gosta de escrever o dia das séries que eu assisto mas isso pode não importar pra muita gente. O negócio é descobrir o que é importante pra você e o que realmente vale a pena colocar no papel.

E essas são as dicas! Espero que tenham gostado. E agora, finalmente, o freebie que prometi! <3 Esse é especial pra quem não tem um planner. Fiz um planner diário totalmente grátis! É só baixar e imprimir. Ele é em tamanho A5 (metade de uma A4), e nele você tem espaço para escrever os afazeres do dia, horários marcados, planejamento das refeições, lista de afazeres para blog/youtube e lista de mercado.

planner2

É bem simples, mas funcional e bonitinho. E no arquivo pdf, vem dois planners em uma A4. Você imprime 15 folhas, corta e tem planner pra 30 dias. Ah, sugiro imprimir em sufite 60, pra ficar mais resistente e grossinho e, se quiser, você pode encadernar pra ficar mais fácil o manuseio. Espero que gostem e que usem! E se tiverem sugestões pra melhorar o planner, ou quem sabe, fazer uma versão semanal, deixa aqui nos comentários! É isso, xoxo. <3

download

PS: o link de download é do Dropbox e não precisa de cadastro pra baixar.

PS 2: lembrando que o Planner Diário foi feito com muito carinho pra vocês, não é permitida a venda, a distribuição e qualquer tipo de alteração no layout. Façam bom uso! <3

Share:
Post Anterior Próximo Post

12 Comentários

  • Responder Fernanda

    só vim dizer que é muito bom ver um layout bonito e posts organizadinhos com tudo combinando! Tá tudo lindo por aqui! Mal de designer reparar nessas coisas haha :D

    10 de janeiro de 2016 at 22:10
    • Responder Daniella Santos

      Hahahaha! Verdade, mas é um mal não tão mal assim! Melhor coisa entrar num blog e ver tudo lindo e combinando! *-* <3

      10 de janeiro de 2016 at 22:18
  • Responder Paty

    Daniiiii <3 <3 <3 Eu sou a louca do planner, então, esse tipo de post é ouro puro pra mim!

    No começo eu ficava toda atrapalhada também, mas com o tempo nós vamos nos acostumando. Só preciso melhorar essa minha revisão =/. Às vezes vou dormir sem conferir e no dia seguinte me lasco, porque também esqueço tudo se não anotar, hahahaha.

    Amei o post <3

    Beijo!

    10 de janeiro de 2016 at 22:46
    • Responder Daniella Santos

      Paaaty! *-* <3 Planner é tudo de booom, né? E siim, nos primeiros dias eu esquecia de olhar de manhã e de noite, hahahaha. Mas depois foi só alegria! É questão de costume mesmo. E falta espaço no planner pra tudo que eu tenho que lembrar! Hahaha x)

      Yaay, que bom que gostou! <3 Beijoos! *-*

      10 de janeiro de 2016 at 22:55
  • Responder Carolina Lemelle

    Amo/sou seu blog! E digo mais, sou fã das suas ilustrações (andei olhando pelo instagram), como a fernanda disse, mal de designer reparar essas coisas! Hahaha parabéns pelo blogger, um dos melhores que vejo por aqui hoje em dia. Ah! Sobre o planner, tá lindolindolindo. Tenho o meu aqui e acho super certo essas suas dicas! Beijos
    http://www.carolinalemelle.com

    11 de janeiro de 2016 at 00:20
    • Responder Daniella Santos

      Aiiin que comentário mais amor! <3 Sério, fiquei muito feliz mesmo. Muito obrigada. <3 E é mal de designer mesmo, hahaha. E planner é a melhor coisa. <3 Hahaha. Beijooos e obrigada de novo! <3

      11 de janeiro de 2016 at 00:31
  • Responder Danielle S.

    A internet ficou tão inundada esse primeiro semestre de planners que já quero um que nem o seu, nesse formato de “caderno”, para que eu possa escrever, desenhar e decorar como quiser, hihihi. Tenha certeza que utilizarei suas dicas! <3
    E seu planner diário ficou muito fofo, combinando com seu blog! :) Aliás, eu adorei seu bloguinho, parabéns!!!
    Beeeeijo ♥

    11 de janeiro de 2016 at 19:34
    • Responder Daniella Santos

      Verdade! Já perdi a conta de quantos posts de planner já vi, mas vai dizer é muito bom, né?! Hahahaha. Que bom que gostou do planner, do post… e do blog! Hahahaha. Obrigadaaa e volte sempre! <3 *-* Beijoos.

      11 de janeiro de 2016 at 19:42
  • Responder Stephanie Ferreira

    OPA! Adorei este blog <3
    Eu também uso um planner pra me organizar desde o ano passado, comecei com um mais simples, aqueles da Pony Bown para criar o hábito de ver todos os dias, anotar tudo o que preciso fazer e talz…
    Este ano estou com uma mais ~chic~ de argolas tipo kikk k e sou apaixonada. Sou dessas também que se não anotar tudinho, esquece. Não vou fazer.

    Seu freebie é maravilhoso!
    Um beijo

    12 de janeiro de 2016 at 16:00
    • Responder Daniella Santos

      Planner é a melhor coisa da vida! <3 <3 Fico muuito feliz que tenha gostado do blog! *-* Muuito obrigada!! Volte sempre, hahaha. Beijoos <3

      12 de janeiro de 2016 at 16:04
  • Responder Rita

    Adorei as dicas! Já tentei usar um planner, mas acabei não me adaptando… Comecei um bullet journal e parece que será melhor pra meu tipo de organização. O arquivo ficou fofo!
    Beijos

    13 de janeiro de 2016 at 00:36
  • Responder Link Weekend #14 — Quase Mineira

    […] 5 dicas para o seu Planner funcionar + FREEBIE – Up We Go: Quem mais usa um planner pra se organizar? […]

    22 de janeiro de 2016 at 08:01
  • Responder